Integrar ou não? Eis a questão: 9 DICAS PARA INTEGRAR A SUA COZINHA

Como todo bom mineiro adoro cozinhas, elas são o “coração” de nossas casas e sempre um ambiente que as pessoas adoram ficar.

Hoje venho compartilhar com vocês, algumas dicas para ajudar em uma questão que é recorrente entre os meus clientes seja em reformas ou na hora de definir projetos de arquitetura residenciais. Integrar ou não a cozinha?

Acho uma questão muito específica, mas tem alguns pontos que devemos avaliar na hora dessa decisão. A integração é muito bem-vinda se você curtir estar nesse ambiente, mesmo que não cozinhe, mas goste de receber convidados para cozinhar em sua casa, ou apenas goste mesmo desta estética. Caso contrário, pode acabar sendo um problema na hora de receber. Pense em seus hábitos, se você geralmente contrata um buffet, ou um chef em casa para receber, muitas vezes você pode querer manter a cozinha fechada e aí? Não tem solução? Claro que tem, mas por isso é importante que você reflita com calma antes de definir seu projeto.

Vamos lá então!

1 – Atenção aos Acabamentos:

Costumo dizer que cozinhas integradas, são cozinhas de estar, devem andar junto com a linguagem do ambiente que comunica. Leve para a cozinha algum acabamento da sala de estar, da sala de jantar, para que os dois ambientes “conversem” um com o outro.

Projeto Hugo Sasdelli Arquitetura

2 – Posicionamento do Fogão

Uma das grandes vantagens de uma cozinha integrada, é participar do bate-papo enquanto prepara-se os alimentos. Sempre que possível procure deixar o cozinheiro em posição frontal ou lateral em relação aos convidados, assim a interação será melhor, e as pessoas acabam palpitando e ajudando o que torna o momento mais divertido.

Projeto Hugo Sasdelli Arquitetura

3 – Para um fogão mais central – Coifas

As coifas são elementares para as cozinhas integradas, pelo cheiro, pela fumaça e principalmente pela preservação dos ambientes, assim se evita que tecidos e paredes engordurem e fiquem amarelados. Atenção, pois existem depuradores e coifas, e para a eficiência neste caso, o ideal realmente é utilizar a coifa, se houver a possibilidade de instalação do duto de exaustão com a saída para fora do imóvel ainda melhor, principalmente pelos odores, mas caso não seja possível utilize o filtro de carvão e faça a sua manutenção conforme a indicação do fabricante.

Projeto Hugo Sasdelli Arquitetura

4 – Invista nos Eletrodomésticos

Sim, pois eles estarão à mostra, e acabam fazendo parte da decoração. Procure unificar a linha escolhida para que o resultado seja o mais harmônico possível.

Projeto Hugo Sasdelli Arquitetura

5 – Iluminação

A iluminação aqui claro deve ser funcional, mas não pode perder o charme, escolha peças que cumpram bem os dois papéis. Enxergar bem é fundamental para cozinhar, mas cozinhas de receber devem sempre ter uma iluminação que a torne mais intimista, use pendentes, fitas de led para realçar detalhes, com certeza o ambiente ganhará mais charme.

Cozinha Fechada – Projeto Hugo Sasdelli Arquitetura

6 – Assentos

Sejam banquetas para os balcões ou cadeiras, quanto mais melhor, pois assim estará garantida a conversa e além disso o ambiente pode ser usado para um bate papo regado a bons drinks o que é uma delícia.

Cozinha Aberta – Projeto Hugo Sasdelli Arquitetura

7 – A Bagunça

Realmente a bagunça em cozinhas integradas não é bem-vinda. Se no seu caso a cozinha do dia – dia acaba ficando um pouco bagunçada e difícil de manter ela impecável, não sobra tempo para arrumar sempre, ou não tem um funcionário constante, procure utilizar soluções de painéis que você possa abrir quando desejar e facilitem assim a sua rotina.

Projeto Hugo Sasdelli Arquitetura

8 e 9 – Essas duas são ótimas dicas para quando a sua cozinha já estiver pronta! Não sabe cozinhar, mas é louco para aprender? Não quer aprender mas quer que seu funcionário de casa aprenda? Tenho dois grandes amigos que podem te ajudar além do que você imagina são eles:

Luana Cordeiro ( DeLú Cozinha) – A Lú é expert em culinária funcional, além de entender muito também das gordices deliciosas. Ela vai até a casa do cliente, e baseado em seus hábitos monta um cardápio com recitas que podem ser fitness, ou simplesmente mais elaborado para sua dieta alimentar ser mais saudável, e ensina toda a execução. Além disso faz eventos como jantares, onde leva sua equipe e sempre arrasa.

André Barreto ( Cozinhe Pra Ela ), também colunista aqui – O cara é foda, harmoniza seus pratos com vinhos, cervejas, drinks, etc. Os pratos do André além de saborosos são impecáveis na montagem, sempre estudando uma nova culinária internacional ele adapta da melhor forma suas receitas ao nosso paladar e ingredientes. O André ministra diversos cursos, então fica de olho que não tem erro!

Até a próxima com um pouquinho da Casa Cor SP!

Sem Comentários ainda

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Hugo Sasdelli

BH Dicas

CONECTE-SE

Verdemar