Mala de mão, a amiga inseparável do viajante precavido

Por mais experiente que seja o viajante, não é incomum que ele, em algum momento, não organize adequadamente a mala de mão, também conhecida como mala de bordo.

Durante uma viagem de avião é possível que sua mala despachada se extravie. Na maioria dos casos, ela é encontrada e entregue para você em até 48 horas, mas até que isso aconteça, é bom estar preparado para que esse evento não atrapalhe muito a sua viagem.

As Cias aéreas normalmente oferecem alguma compensação em caso de atraso, e determinados cartões de crédito também disponibilizam um seguro que é pago quando a mala não chega junto com você. Mas esses valores, na maioria das vezes, são muito pequenos, e o ideal mesmo é que você leve na mala de mão os principais itens que irá precisar para passar os primeiros dias ou para algum evento que irá participar.

Na maioria das Cias aéreas as malas de mão podem ter até 55cm de altura, 35cm de largura e 25cm de profundidade. O peso varia muito dependendo da empresa e da classe de viagem, podendo ir de 5kg, até 16kg. Verifique sempre o que se aplica ao seu caso antes da viagem.

Além da mala de mão, é possível levar um item de uso pessoal, como mochila ou bolsa. Dentro desses dois volumes você deve acomodar tudo que irá precisar no seu destino nos 2/3 primeiros dias de viagem.Se está indo para um lugar frio, leve agasalhos, calças e luvas. Caso o destino seja a praia, não esqueça as roupas de banho, bermudas e camisetas. Se estiver indo para uma festa, como casamento, formatura, se possível leve a roupa que irá usar na mala de mão. Inclua também um desodorante e itens de uso pessoal, lembrando que nos voos para ao exterior os frascos devem ter capacidade de no máximo 100 ml e devem estar guardados dentro de sacos tipo zip lock.

É verdade que ficar carregando a mala de mão pelo aeroporto é um transtorno, mas pior ainda seria, por exemplo, chegar em um lugar extremamente frio e ter que enfrentar temperaturas abaixo de zero sem a proteção adequada e ainda usar seu tempo de viagem para realizar compras que não estavam planejadas.

Nos aeroportos fique atento o tempo todo à sua mala/mochila/bolsa, pois qualquer desatenção pode dar a oportunidade para alguém levar sua bagagem, mesmo em aeroportos do primeiro mundo, pois lá também existem furtos dessa natureza.

Outro ponto importante, caso esteja com uma mala de bordo, é entrar no avião logo que iniciar o embarque. O espaço para acomodar as bagagens é limitado, e se não encontrar um lugar para colocar sua mala, ela necessariamente terá que ir para o porão do avião.

Lembro de uma vez quando uma amiga estava com a mala de mão repleta de eletrônicos (computador, máquina fotográfica, tablet, etc.), mas preferiu esperar sentada para entrar no avião quando a fila tivesse diminuído, até mesmo porque “a sua poltrona não iria fugir”. No entanto, no finalzinho anunciaram que o espaço de bagagem estava completo e que todas as malas de bordo teriam que ser despachadas. E não teve jeito, ela precisou tirar tudo de valor, carregar nas mãos e deixar sua malinha ir para o porão.

Portanto, escolha com sabedoria o que você vai levar na mala de mão, e espere pelo pior, ou seja, que você terá que passar os primeiros dias da viagem apenas com que está ali. Com essa medida simples pode-se evitar uma boa parte dos transtornos caso sua mala despachada atrase para chegar.

Boa viagem!!!

assinatura hugo medeiros

1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Hugo Sasdelli

BH Dicas

CONECTE-SE

Verdemar