Home #CORRENATY Por onde começar?
4

Por onde começar?

0
4

É a pergunta de muitos que querem estrear as passadas mais rápidas!

 MOTIVAÇÕES

corre naty bh dicasBem, cada um tem a sua motivação pra começar a correr. A minha foi apenas o tédio da musculação convencional: matava a ficha e ficava na esteira da academia. Rsrs.

Após a primeira aventura em uma prova de rua, me apaixonei e quis aprimorar cada vez mais. Tem gente que começa puramente pela busca da boa forma, pela saúde, ou para “ver se começa a gostar.”

A verdade é que para sentir prazer na corrida, temos que superar a fase de adaptação, que é difícil. “Corro 5 minutos e meu coração vai na boca. Não consigo mais que isso” ou “Correr dói!!!” ou ainda: “Comecei a correr, mas parei porque sentia o joelho.” Essas são as frases que mais escuto dos amigos iniciantes.

Começar qualquer coisa que não estamos acostumados na vida, é difícil mesmo! O problema é que as pessoas desistem, antes de realmente começarem. A corrida é um dos esportes mais “a longo prazo” que existe. Hoje eu corro bem e não tenho muita dificuldade, porque já se somam 12 anos desde a minha primeira prova. É muita estrada nas pernas!!! Rsrs

Esse papo de dom e talento, não existe. Claro que ter um biotipo longilíneo e mais leve ajuda, porém definitivamente não é isso que distingue os corredores de alta performance. O auge da maioria dos corredores é a faixa dos 30-40 anos. Isso porque se deduz que eles já tenham uma bagagem de experiências e treinos por trás.

Os africanos tem um biótipo favorável à corrida… porém, se não fossem os treinos pesados em condições climáticas desfavoráveis e terrenos variados desde pequenos, provavelmente eles não seriam tão brilhantes assim.

Escrevi isso tudo, para incentivar os iniciantes: não desistam!!!

1- Aconselho procurar um ortopedista ou fisioterapeuta (do meio esportivo, de preferência e que lide com atletas e ame esportes!) para que ele verifique o seu biotipo, pisada e já te adiante informações que vão ajudar muito.

Em BH temos a FIVE – centro de treinamento. Lá, eles fazem diversos testes interessantes e a partir dos resultados, elaboram os treinamentos funcionais para o tipo de esporte que deseja praticar. O time de profissionais e a estrutura são muito bacanas.

2 – A partir desses exames e testes , vc poderá comprar o tênis indicado por eles, para o seu tipo de pisada. Investir em um bom tênis, é uma dica importante. Se você retirar “aquele” tênis que está parado no seu armário há anos e quiser começar a correr com ele… você vai sentir o joelho! Os tênis tem prazo de validade, endurecem e ressecam com o tempo e com isso perdem o amortecimento. Podem parecer novos por fora, mas na verdade, ele não te dará um bom desempenho na corrida. Em geral, duram aproximadamente 500 km. Somando treinos e provas, por isso, fique atendo à rodagem do seu.

3 – A escolha de assessoria esportiva também é importante. Treinar com planilhas é muito diferente e produtivo. Além disso planilha, vira agenda… e agenda, é compromisso! Nosso desenvolvimento é notável, e aprendemos muito. Busque uma assessoria esportiva que tenha o seu perfil e explique qual sua meta e seus anseios com os treinos: alguma prova especifica, melhoria de tempo ou não: quero apenas aprender a correr! O principal é  encontrar uma turma do “bem”, do “esporte” que irá te incentivar e torcer por você!

Em Belo Horizonte, temos muitas assessorias esportivas confiáveis, sérias e alto astral!!!

  • Grupo Mais (a minha!)
  • HF Treinamento Esportivo
  • Leg Assessoria
  • TEO Esportes

4 – Passada essa fase, não necessariamente nessa ordem, conheça os sites de corrida e procure uma prova que te desafie. Sempre me perguntam: “O que você ganha pra correr isso tudo?! “Nada. Apenas uma medalha de participação e um sorriso do tamanho do mundo”! E esse meu sorriso no final de cada prova – ora gargalhando, ora com lágrimas de emoção – vale cada esforço, cada passada, cada chegada!

Conheça alguns sites:

Mesmo se você não tinha ideia de como começar: dê o passo de fé e acredite. Se inscreva em uma prova de rua da sua cidade ou aproveite para viajar! Sim, economizar para viajar – e para correr –  é o melhor hobby que existe! Prepare-se!!!

Poderia falar mil coisas para quem quer começar, visto que o mosquito da corrida, me picou aos 15 anos e nunca mais parei. Mas a mensagem principal é: Assim como na corrida da vida, não desista na primeira dificuldade. As flores chegam depois!!!

Corra pra vida!!!!

corre naty bh dicas

corre naty bh dicas

corre nat bh dicas

corre nat bh dicas

Beijos,

assinatura natália vasconcelos

Comente(4)

  1. Amei !! Falou tudo correr é sim um desafio você compete com você mesma!! Nunca tinha corrido e seguindo planilhas fiz pampulha em um ano de treinos @grupomais _culturainglesa

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *