Home #temqueir Restaurante do Porto e um bacalhau que você precisa experimentar

Restaurante do Porto e um bacalhau que você precisa experimentar

Restaurante do Porto e um bacalhau que você precisa experimentar
0
15

Quando fui convidada para conhecer o Restaurante do Porto fiquei com uma expectativa enorme. Minha mãe sempre falou do lugar com carinho, enaltecendo o excelente bacalhau e a tradição da casa. Os amigos, muitos se espantavam: “Você não conhece? É super tradicional e serve o melhor bacalhau da cidade”. Estava até com vergonha, já. Como assim eu ainda não tinha pisado no Restaurante do Porto?

Acho que é porque eu não sabia que dava pra sair e comer bacalhau. Digo, nunca tive esse costume e apreciei poucas bacalhoadas na vida. Em restaurantes então… dá pra contar nos dedos. Mas aí… gente! Eu fui. E minha expectativa? Superada no grau máximo! Acabei descobrindo o que é um bacalhau de verdade. Não quero desqualificar a bacalhoada da minha família, mas a realidade é que realmente, o bacalhau servido no Restaurante do Porto é de um sabor, único.

Leonardo Duarte, um dos diretores estava lá para me receber e explicar um pouco de como tudo acontece. Quem já teve a oportunidade de conversar com ele, deve ter percebido sua responsabilidade, paixão e cuidado com o que faz. Os pais, Portugueses, também prezam pela qualidade e tradição. Receitas portuguesas que estão há 48 anos agradando o paladar de quem frequenta o estabelecimento. E agora o meu, que estou encantada.

Vamos de Bolinho primeiro, ok?

Esquece todos os bolinhos de bacalhau que você já comeu na vida. Sério. Eu já experimentei vários e esse aí ganha de todos. Você sente que tem bacalhau, se é que você me entende. A porção vem com 10 unidades. E com a pimentinha então… MARAVILHA.

Bacalhoada Grelhada com Arroz de Braga – lombo de bacalhau grelhado no azeite, arroz temperado com bacalhau desfiado, brocolis, tomate, cebola e batatas coradas.

Aí siiiiiiim. O bacalhau é muito saboroso, com o sal na medida para o meu paladar e o arroz, também têm bacalhau desfiado. O prato é muito bem servido e serve com fartura 5 pessoas, ainda mais se você tiver pedido uma entradinha antes.

O processo de dessalgue do bacalhau é o mesmo desde quando o restaurante foi inaugurado, em 1969. Claro que eles usam a tecnologia a favor, mas a técnica é mantida. Inclusive, o estabelecimento é referência também para quem quer comprar bacalhau dessalgado para fazer em casa, e é considerado pelos fornecedores o maior vendedor de bacalhau do estado e um dos maiores do Brasil. 

 

Todo mês o restaurante coloca um vinho de sugestão – Português, claro!, com menor preço. No dia da minha visita, experimentei “Coroa d’ Ouro”. Uma delícia! $72

São duas unidades. Essa é a primeira e tradicionalíssima do bairro Cidade Nova. Olha que agradável a varanda! Não só ficaria a tarde inteira, como fiquei. O papo estava ótimo e nem vimos o tempo passar… É um excelente programa para um fim de semana familiar.

Aos sábados e domingos, o restaurante coloca brinquedos nessa pracinha arborizada para as crianças. Ainda tem os miquinhos. A coisa mais linda (eu acho, né?).

Fofooooo demais! E são muitos. Sentamos na varanda e eles estavam andando pertinho da gente. O pessoal do restaurante descobriu que um pequeno dinossauro de borracha, meio que espanta os miquinhos. Eles ficam nas arvores só observando e não entram no restaurante. Foi essa a hora da foto.

Parte interna do restaurante, para quem não curte uma varandinha. Eu sou a senhorita varanda e em todo e qualquer lugar que eu vou, sempre prefiro. Mas taí, outra opção.

Antes tarde do que nunca. Provavelmente, se você conhece o Restaurante do Porto, aprecia. Se ainda não foi, assim que nem eu, está em tempo. Vá! E volte aqui para me contar como foi sua experiência.

Se você gosta da Feira Experimente, fique de olho que eles participam de algumas edições. A Festa Portuguesa, que acontece tradicionalmente em junho, também tem presença confirmada das delícias do restaurante!

Onde é: Restaurante do Porto – Rua Conselheiro Lafaiete, 2099 Cidade Nova |Rua Espírito Santo, 1507 Lourdes. Quando ir: seg a sab de 11:00 as 00:00 / dom até as 20:00.  Quanto custa: Bacalhoadas 300g custa $145 / 600g custa $290 (serve 5 pessoas). / Bolinho de Bacalhau $30 / Vinho $72. Tem delivery e você pode comprar o bacalhau para fazer em casa. Tem estacionamento do lado, próprio do restaurante. Pra ligar lá: (31) 3482-9870. 

Assine nossa News para receber semanalmente os posts no seu e-mail #cliqueaqui . Não demora e eu mando toda sexta-feira!

Comente(15)

    1. Ei Daniel,
      Uma delícia mesmo esse Bacalhau. Eu amei.
      Comemos 4 pessoas e sobrou muito. Acho que dava para mais 2 pessoas.
      Dividindo assim, fica mais tranquilo, né?
      Obrigada pela visita e por comentar aqui!
      Até

    1. Ei Rodrigo!!
      Vai ver o pessoal lá adaptou, né? Eu achei bom, porque pensando em dividir o prato para mais pessoas, ninguém fica sem bacalhau…
      Obrigada pela visita e fiquei feliz que você gostou do blog.
      Volta mais!
      Até

  1. O Restaurante do Porto da Rua Conselheiro Lafaiete é no bairro SAGRADA FAMÍLIA e não Cidade Nova. Moro no bairro Sagrada Família, pelo que eu e todos os moradores do bairro sabemos, aquela parte da Rua Conselheiro Lafaiete ainda é no Sagrada Família e não Cidade Nova. O bairro Cidade Nova começa após a Avenida José Cândido da Silveira. Como o restaurante está antes da avenida, ele fica no bairro Sagrada Família. Mas é muito melhor falar que é no Cidade Nova, porque é um bairro mais “conceituado” que falar que o restaurante tão tradicional está localizado em um bairro “mais popular”, assim digamos.

    1. Oi Paula,
      Entendo sua colocação.
      O Endereço que consta no site do Restaurante do Porto está Cidade Nova, por isso coloquei.
      Eu adoro os dois bairros. Não moro perto, mas Belo Horizonte é muito linda, e acho que todos os bairros têm sua importância e significado.
      No caso da Sagrada Familia e Cidade Nova, os dois são só amor..
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Até

  2. Não conheço os estabelecimentos, mas sou cliente do de Lourdes há mais de cinco anos, através do delivery. Já provei de tudo, atesto e dou fé da maravilha de sua cozinha e da presteza de seu atendimento. Recomendo a quem quiser degustar delicioso bacalhau em suas múltiplas formas, não precisa ir a Portugal. Vá ou ligue pro Porto/Lourdes. Nem precisa agradecer. Vai virar seu caminho de casa ou seu telefonema principal, no viver plenamente a vida!…

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *