Sátira & Tibo

Fui conhecer um espaço super novo e com uma proposta muito legal e diferente.

A Cervejaria Sátira surgiu do desejo de quatro amigos em produzir cervejas artesanais de qualidade, de um jeito mais leve e descontraído. Desde 2011 ingressaram no mercado produzindo o Chopp da Cervejaria ColoradoEm pouco tempo estavam representando e distribuindo com exclusividade a cerveja Colorado e outras marcas, como Brassaria Ampolis e Bodebrown.

A venda da Colorado fortaleceu a vontade da independência no mercado cervejeiro artesanal e anteciparam o projeto da marca própria: a Sátira. A Cervejaria produz 4 versões de cerveja artesanal, a Pilsen,  American Wheat,  English Pale Ale e India Pale Ale , além de oferecer alguns rótulos convidados.

Foi aí então que decidiram inovar. O novo espaço conta com um Chef que sabe o que faz. Gastronomia diversificada em slow food, com ingredientes artesanais e muito talento, o nome da boa alma que comanda a cozinha é Sinval Espírito Santo. Um Chef qualificado, que estudou e trabalhou na Itália, onde pôde aperfeiçoar sua técnica para então, misturar com tudo que aprendeu à beira do fogão com sua avó mineira. É ele, quem está por trás da marca Tibo, com produtos como massas artesanais, geleias, molhos e conservas que deixam qualquer receita na casa da gente, bem mais saborosa. Eu sei, porque provei e é muito bom.

Funciona assim, o cardápio fica escrito na parede e como tudo é natural, artesanal e exclusivo, assim que algum ingrediente acaba, inviabilizando a produção do prato, a opção é apagada. Para harmonizar, são oferecidos as cervejas da Sátira, outras cervejas artesanais convidadas, além de vinhos, espumantes e destilados. O espaço é super cool, a cozinha é aberta, podemos assistir a confecção das massas, o ambiente muito agradável e além do funcionamento aos finais de semana, é possível alugar o espaço para eventos – tem opção de cartela separada, e ainda acontece confrarias e cursos gastronômicos durante a semana.

Dica: Fiz a degustação em mini porções, de muitos pratos. O meu preferido foi a Massa Fresca al burro e salvia. De petiscos o dadinho de tapioca é uma delícia, mas a linguiça artesanal na redução de laranja e cerveja Sexy Ipa também é uma ótima pedida. E por fim, a sobremesa! Pudim Brulèe com certeza. O melhor. Comeria em quantidades absurdas.

Sei que tem muita gente que aprecia cervejas artesanais, se informam e entendem do assunto. Conheço várias pessoas que amam e que até se aventuram na produção. Por isso separei a descrição de cada tipo que encontramos na Cervejaria. Desse jeito, já dá pra ir planejando qual vai ser. Experimentei todas e a minha preferida foi a Levve.

Híbrida é uma mescla entre características das famílias Lager e Ale. Apesar de sua receita ser tradicionalmente de uma Pilsen, possui características de produção encontradas normalmente nas Ales, como sua lupulagem e alguns traços de fermentação. Saborosa, de cor dourada, é extremamente refrescante e possui o aroma levemente floral.

Levve é uma cerveja de trigo, American Wheat foge do padrão e parte de uma composição leve e com baixo amargor. De cor amarelo-pálida, não é filtrada e traz todo o aroma cítrico dos lúpulos americanos.

Comden Town, é uma autêntica Pale Ale inspirada no estilo clássico das cervejas inglesas, que traz no nome o espírito de um bairro onde as diversas tribos convivem em harmonia. Seu sabor e aroma colocam em evidência o caráter maltado de uma cerveja com muita personalidade, que possui a cor cobre-avermelhada, amargor moderado e o aroma marcante dos maltes.

Sexy Ipa é de amargor mais acentuado e cor cobre-avermelhada, essa IPA traz, na sua forma Sátira, uma combinação equilibrada de lúpulos, que agrega aroma frutado e muito sabor a uma experiência inusitada.

Menage Au Chocolat tem uma combinação de ingredientes, com destaque para os maltes especiais torrados. De cor marrom-escura e aroma marcante.

Fica pertinho de Beagá e é uma excelente opção para almoçar e passar uma tarde agradável. É #petfriendly, ou seja, Fadah e Frida liberadas!

[metaslider id=8592]

Onde é: Sátira & Tibo – Rua Kennedy, 48. Jardim Canadá, Nova Lima. Quando ir: Sábado e Domingo de 11:00 as 18:00 hrs. $$ . Não tem estacionamento, mas é muito tranquilo de achar vaga. Caso vá de uber, coloque o código uberbhdicas para ganhar R$20,00 de desconto na primeira corrida. Pra saber mais sobre Tibo: #cliqueaqui

Onde é: Unidade da Cervejaria Sátira na Savassi – Rua Fernandes Tourinho, 97. Quando ir: Terça, quarta e quinta, das 17 a 1h | Sexta e sábado das 17h às 2h. Pra conhecer mais sobre a cervejaria: #cliqueaqui / Para o Face: #cliqueaqui

1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Hugo Sasdelli

BH Dicas

CONECTE-SE

Verdemar