Home PAI TEM QUE FAZER TUDO Você vê algum problema em tomar banho junto com seu filho?
6

Você vê algum problema em tomar banho junto com seu filho?

0
6

Eu dou banho no Samuca (atualmente com 4 anos) desde o primeiro dia de vida. Lembro com carinho da higiene antes de sairmos da maternidade. Muita gente na expectativa para dar, mas eu não abri mão do meu momento. Fui com calma e consegui! Ah, a Tereza estava com muitas dores e não pode compartilhar. Foi mágico.

O Samuca passou pela banheira no quarto, mas depois fomos para o chuveiro com ele no nosso colo. Já grandinho, em pé, passou a dividir o box de igual para igual. Tem dia que colocamos a antiga banheira com brinquedos e é uma diversão. O banho sempre foi um momento de contato importante.

Mas a questão deste post é debater se você toma banho com seu filhote pelado ou com roupa íntima? Esta pergunta vale para papais e mamães de meninos ou meninas. Existe algum pudor? Algum desconforto? Eu já ouvi diversos posicionamentos. Pais que NÃO dão banho em menina. Pais que dão banho de cueca mesmo sendo menino. Todos com filhos pequenos. Mas, assumo que nunca ouvi nada de mãe com relação ao tema. Existe algo neste sentido, mamães? Muda com a idade? Talvez na adolescência? Com certeza tem uma bagagem cultural do pai com relação aos filhos versus nudez.

Lá em casa, com o Samuca pequeno, tomamos banho peladões. Sem incomodo algum. De forma bem natural! Ainda tenho a “dança do pelado” na frente do espelho, onde aproveitamos para falarmos as partes do corpo. Como é bom abraçá-lo! Para mim, esta etapa, aumenta a nossa sinergia, amizade e confiança. Vale a pena! Não há nenhum problema, mas é uma opinião. Acredito que pode facilitar futuras conversas com ele.

Mas e aí? O que acham? Como é passar por isso com crianças de 7, 12, 14 anos? Compartilha com a gente!

Até a Próxima!

Comente(6)

  1. Bom dia! Tema legal esse, delicado e cheio de tabus. Tenho duas meninas, 4 e 7 anos. Tomo banho com elas desde os primeiros dias de vida delas. Tomamos banho assim também, peladões, e a cada pergunta nova que surge por parte delas procuro responder dentro de certos limites. Ensinei a elas, assim como a mamãe o fez também, a limparem as próprias partes íntimas ou chamo a mamãe para dar um forcinha nesta hora. Sou o papai, sem tabus.

    1. Ei Ivan!
      Que bacana! Vejo que você é do time “Pai tem que fazer de Tudo”. Parabéns, viu?
      Adorei seu comentário. Obrigada por contribuir.
      Até Breve,
      Virginia

  2. Para a família mineira isto é um tabu a ser quebrado. Não tenho nenhum problema tomar banho com as minhas filhas (06 e 11 anos). É uma forma de proximidade familiar, respeito e amor.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *