21ª edição da mostra de cinema de Tiradentes

Ei Gente!!!!

Quem aí ainda está de férias? Quem ainda não conhece Tiradentes? E quem ama essa cidade linda? Eu sou suspeita para falar, acho Tiradentes uma das cidades mais charmosas do interior mineiro, com uma riqueza cultural e arquitetônicas fora de série.

Matriz de Santo Antônio | Foto: Google

Quero falar um pouquinho sobre a mostra de cinema que acontece de 19 à 27 de janeiro e é uma ótima oportunidade para quem quer sair por uns dias de BH.

O tema da mostra desse ano é o Chamado Realista, que segundo os curadores do evento Cléber Eduardo e Lila Foster assim se define:

“Este chamado realista não tem apenas as características tradicionais do realismo, com sua busca de um certo apagamento das mediações de linguagem  e da representação de um olhar sobre algum aspecto da vida social, muito pelo contrário. É comum a sensação de estarmos diante de documentários que fabulam e ficções que documentarizam a vida. Os gêneros e os modos dessa aproximação tangenciam experiências tão diversas como filmes de terror e documentários subjetivos, ora apenas fazendo acontecer mais uma vez para as câmeras e com algum apelo espetacular algumas situações “denunciadas”, ora procurando um novo modo de criar um fato fílmico sem reduzir em imagens o que se deseja combater. O filme de montagem, mais presente na produção de curtas-metragens, também traz na sua pesquisa com materiais de arquivos históricos ou no saque de imagens da mídia a conformação de um cenário midiático que também invade e modula as novas perspectivas realistas. Neste sentido, o gesto do amador, da câmera urgente, próxima dos fatos e dos acontecimentos, inconstante e incessante no eterno registrar das câmeras digitais, se constitui traço formal realista, estando presente no cinema de forma auto-reflexiva ou como estilo. A percepção e as investidas formais que apelam para o efeito de real hoje em dia não podem ser pensadas fora deste novo contexto.”

A programação completa da mostra você encontra no site oficial : #cliqueaqui

Foto: Pinterest

Para opções de hospedagem consulte a Leroy Viagens, com certeza a Roberta vai encontrar algo que atenda as suas expectativas e caiba no seu bolso. Aproveite o passeio, para desfrutar da gastronomia de Tiradentes, passeando pela Rua Direita têm alguns que considero imperdíveis como o Tragaluz, ou o italiano Trattoria Via Destra.

Foto: Google

Outras boas opções gastronômicas são o Ora Pró Nobis, o Viradas do Largo ou Restaurante da Beth, bem mineirinho, simples e sofisticado ao mesmo tempo, vá!

 Não deixe de conhecer o chafariz colonial, à matriz de Santo Antônio, que para os que gostam têm um o Conserto ao Órgão, para saber a programação é bom pesquisar com antecedência, ou dar uma passadinha por lá quando chegar. Podia ter um ‘Tiradentes Dicas”, né? Não deixe de ir também ao Museu de Sant’Ana, que ocupa a antiga cadeia pública e  possui uma rica coleção de imagens da santa produzidas na Europa e Brasil entre os séculos  17 e 20. 

Foto: Museu de Sant’Ana

Se for passar a semana, não deixe de agendar um passeio de Maria Fumaça à São João Del Rey e aproveitar para conhecer esta outra importante cidade colonial mineira. Se estiver com tempo vá também a bichinho, um importante centro de movelaria e artesanato mineiro, que você com certeza irá gostar!

Maria Fumaça – São João Del Rey | Foto: Google

Aproveite!

Sem Comentários ainda

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Hugo Sasdelli

BH Dicas

CONECTE-SE

Verdemar