7 de setembro em BH: como você se sente?

O dia 7 de setembro comemora a Independência do Brasil e é um feriado nacional. Em Belo Horizonte, esse dia foi sempre marcado por desfiles, eventos e muitas vezes até manifestações populares.

Hoje, o vereador, Gabriel Azevedo compartilhou um pouquinho da história do nosso pirulito da Praça 7. “Originalmente, o cruzamento da Avenida Afonso Pena com Avenida Amazonas se chamava Praça 14 de Outubro, uma referência a data da criação da Comissão de Estudos que seria responsável por escolher a localidade da nova capital em Minas Gerais. Em 1922, o local foi rebatizado para homenagear o centenário da independência brasileira de 1822. Naquele ano foi lançada a pedra fundamental do obelisco que seria inaugurado dois anos depois em 1924. Todo o monumento foi esculpido na Pedreira Gravatá, em Betim. Durante 38 anos, o obelisco permaneceu no mesmo lugar até ser removido dali pelo prefeito Aminthas de Barros, em 1962. No ano seguinte, instaram-no na Praça Diogo de Vasconcelos, na Savassi. Em 1980, já chamado por todos de “pirulito”, esse símbolo da capital retornou à Praça Sete de Setembro, onde se encontra até hoje.”

Foto virginia bhdicas 7 set
Virgínia em desfile 1986 na Afonso Pena

Em 2020, com a pandemia do novo Coronavírus, aglomerações como os desfiles de 7 de setembro seriam um grande risco para a população e, por isso, não irão acontecer. E pensando bem, o que seria mais patriota nesse momento do que fazer o nosso máximo para nos proteger e proteger outros cidadãos brasileiros, não é mesmo?

Acredito que mais do que nunca, ficar em casa nesse dia, é um ato de amor pelo nosso país e por todas as pessoas que nele habitam. Ser solidário e pensar no cuidado com todos. Ainda estamos no meio da pandemia.

Me conta como você se sente em relação ao dia 7 de setembro?

Bjs.

1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

BH Dicas

CONECTE-SE