Dizem que o ano só começa após o carnaval. Você está pronto para entrar na rotina?

O final do ano chega e a correria é geral. Muitas festas e as férias tão esperadas finalmente estão por vir. De repente é Natal, Réveillon e temos o mês de janeiro inteiro para descansar, viajar e sair da rotina. Com a virada do ano, muitas pessoas pensam naquilo que desejam encerrar, continuar e o que querem iniciar ao voltarem às suas atividades.

Projetos não executados podem ser revistos e reformulados. Um momento aproveitado para refletir sobre questões que precisam de pontos finais, reticências, interrogações, exclamações e novos parágrafos.

A tendência é que se faça uma avaliação acerca das atitudes, escolhas e os caminhos percorridos. Não defendo que isto tenha que acontecer apenas neste período, pois acho que devemos, sempre que necessário, refletir sobre questões vivenciais, quebrar paradigmas e mudar de atitude.

Mas dizem que o ano só começa mesmo após do carnaval.

E entrar na rotina novamente não é tarefa fácil para quem estava de férias, ainda mais quando a época carnavalesca ocorre bem no início de fevereiro. Colocar os novos propósitos em prática será mais fácil após o descanso e com o retorno às atividades.

Porém, voltar às atividades cotidianas é considerado penoso para muita gente. A preguiça, a falta de entusiasmo, a tristeza, o cansaço podem estar presentes neste período de readaptação.

A boa notícia é que estes sintomas duram poucoA Neurociência afirma que em vinte e um dias podemos reprogramar nosso cérebro, mudar hábitos e criar outros também. Talvez, entrar na rotina novamente seja mais difícil devido ao tempo de férias. Muitos trabalhadores tiram um mês direto para descansar e aqueles que apenas estudam, neste período, ficam um bom tempo sem atividades escolares. Este intervalo é suficiente para sair da rotina e até adquirir algum novo hábito. Alguns hábitos acabam sendo mais automáticos quando incorporados à rotina.

A rotina é importante principalmente para as crianças, oferece mais segurança, estabilidade, limite e tranquilidade. A rotina ajudará no aprendizado e manutenção de alguns hábitos importantes como higiene, alimentação, lazer, estudo e sono. Pais que não sistematizam o seu tempo, têm dificuldade em estabelecer uma rotina para seus filhos. Para o adulto também é importante determinar um ritual. Ainda mais para quem desempenha várias funções durante o dia (trabalho, estudos, organização da casa, maternidade/ paternidade). Criar uma rotina pode levar as pessoas a alcançarem grandes objetivos. 

Porém, nada de extremismos. Da mesma forma que é interessante haver uma rotina, também é bom reorganizá-la quando algo está pesado e sair de vez quando da mesmice. Novos hábitos podem ser incorporados e auxiliarem na conquista dos propósitos feitos. As férias possibilitam este recuo temporário para realizar as atividades que visam mais prazer, tranquilidade e aprendizados. O que faz muito bem para as funções cerebrais!

Até o próximo!

1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

BH Dicas

CONECTE-SE