Para que não se esqueça e para que nunca mais aconteça!

Ei!

Tudo bem aí? Falar sobre o 18 de maio e a Luta Antimanicomial me emociona. E não é de hoje. Como você já deve saber [ou não] sou psicóloga por formação e trabalhei muito tempo na Saúde Mental. Hoje, escrever aqui no BH Dicas sobre essa luta, de um outro lugar, é diferente pra mim.

Se você não está entendendo nada, calma. Te explico. O Movimento é pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta, está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa, em nome de tratamentos que são baseados em preconceitos que cercam a doença mental. Foram anos de Hospitais Psiquiátricos, anos de tratamentos abusivos, negligência e sofrimento. Avançamos, mas ainda há muito chão.

Foto: BH Dicas

18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Trabalhadores, familiares, apoiadores e usuários da saúde mental ocupam as ruas centrais de Belo Horizonte, com o desfile da Escola de Samba “Liberdade Ainda Que TanTan”, formada pelos usuários dos diversos serviços substitutivos de saúde mental de Minas Gerais.

Eu sempre amei essa área da psicologia. Logo que entrei na faculdade, não tive dúvidas de que era isso que queria fazer. Trabalhar com o diferente, com quem era excluído, percebido como sem razão, doido. Quem é normal, gente? Depois… as coisas mudaram e hoje não me vejo em outro lugar que não seja o BH Dicas <3

Mas, durante os anos que trabalhei com a psicanálise e a Saúde Mental, fui muito feliz. Talvez tudo tenha começado pela admiração ao grande professor Jacques Akerman. Que me ensinou muito sobre a loucura e o ser humano. Por anos, enquanto trabalhei no Caps, uma das minhas alegrias com certeza era poder ir para as ruas junto dos usuários, gritar com eles. Vamos?

Todo cidadão têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar no mundo.

O tema desse ano é o “Direito as diversas gentes: de mãos dadas contra correntes”. O Samba enredo está lindo e se você quiser se juntar a galera, anotaí: a concentração é dia 17 de maio, as 14 hrs na Praça da Liberdade.

Bjx

Sem Comentários ainda

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

BH Dicas

CONECTE-SE