A mesa de café do mineiro faz qualquer um se sentir em casa

Ei!

Tudo bem aí????

Ontem, chegando no sítio, depois de tirar tudo do carro, a primeira coisa a ser feita foi preparar uma mesa de café. Eu sou mineira, de Belo Horizonte e esse é um dos costumes que mais amo!!!! Para fazer qualquer pessoa se sentir em casa: uma mesa de café! Nem que seja um pedaço de queijo e um cafézinho preto! Estou no sítio de uma tia do meu marido e foi assim que me senti.

Essa tinha muita coisa de comer, mas eu queria era destacar o afeto que está presente nas mesas mineiras. O carinho. O cuidado… Porque esse momento, em que as pessoas se reúnem em volta da mesa para dividir o pão e tomar um café, na minha casa ou na sua, é especial. Tem conversa. Especulações. Desabafos e alegrias.

Tem hora que até me emociona. 

Sabe que isso foi uma coisa que aprendi? Eu era a pessoa que não gostava desses momentos familiares na minha casa. Sempre tem uma tia avó que fala uma coisa desagradável e deixa alguém da mesa constrangido. Aprendi a olhar com outros olhos. As vezes, paro e começo a analisar de fora, esses encontros. Cada um tem seu jeito, e se você conhece bem as pessoas, são quase previsíveis. Juro que tem situações que consigo prever as conversas… e isso me da uma alegria. Acho até graça!

O que, no passado era pra mim, chato e desagradável… hoje me traz tranquilidade e segurança. Vejo beleza, porque entendo a diferença e não levo para o lado pessoal, sabe? Cada um tem sua história de vida, suas experiências, a cultura.. e numa mesa dessa, mineira, é a hora que todo mundo se sente a vontade. E isso só pode ser a coisa mais linda desse mundo. Diversidade, amor e pão de queijo!!! 

Você costuma tomar café com sua família?

Virgínia Sasdelli

3 Comentários

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

BH Dicas

CONECTE-SE