A boa notícia pra gente é que a Biblioteca Estadual vai reabrir. Fica ali na Praça da Liberdade, foi projetada por Oscar Niemeyer, é um dos espaços culturais mais importantes do estado, faz parte do Circuito Liberdade e é dia 27 de janeiro que voltaremos a frequentar! O espaço estava em reforma há muito tempo, com atividades parciais.
Novidades também no acervo. A Associação dos Amigos da Biblioteca entregou mais de 17 mil itens à Biblioteca Pública Estadual. O término da catalogação está previsto para março, mas já serão entregues, até o final de fevereiro, 11 novas estantes custeadas com recursos do projeto e doadas para o setor de empréstimos. Até o momento, também foram adquiridos 23 novos livros em Braille.
Atualmente, o acervo da Biblioteca possui mais de 500 mil exemplares, disponíveis entre livros, revistas e jornais históricos. Obras representativas da produção intelectual de escritores brasileiros e estrangeiros, que podem ser encontradas não apenas no setor de empréstimo, mas, também, em coleções específicas localizadas em diferentes setores da biblioteca, como, por exemplo, a coleção de autores mineiros (Mineiriana), coleção de obras raras e especiais (Patrimonial), coleção de periódicos antigos (Hemeroteca), coleção infanto-juvenil (BIJU), além do acervo em Braille.
Sem falar que fazer pesquisa na Biblioteca faz parte do jeito de viver da juventude na cidade. Salas de estudo, empréstimo de livros, a volta de ações destinadas ao fomento artístico e cultural, por meio da leitura e da literatura. O prédio em anexo (na rua da Bahia), Professor Francisco Iglesias, também passou por revitalização e está com novidades como um espaço Geek com jogos e quadrinhos.
Estou super curiosa! Em breve vou e mostro aqui.
Um beijo
*informações retiradas do site Agencia Minas – gov.
Que bom! Saudades da Biblioteca Pública Luiz de Bessa, viu? Vou ver se vou lá, renovar minha carteirinha. Obrigado pela notícia.
Ebaaa!! Vai sim Juscelino! Quero renovar a minha também <3
Até que enfim.
3 ANOS FECHADA.
Demorô mas chegou! uhuuu
Tomara que o horário de funcionamento seja melhor. De 10 ao 12h no sábado é pouco!