Empreender em Minas: um desafio

Fechando negócio em:

São Paulo: o paulista se preocupa em o que ambos irão ganhar

Rio de Janeiro: o carioca se preocupa com o que ele vai ganhar

Minas Gerais: o mineiro se preocupa com o que você vai ganhar

Ei, Tudo bem? Recentemente uma pessoa soltou essa aí pra mim, e me fez refletir. Brincadeiras a parte, essa fama não surge do nada. Vira e mexe o assunto de como o mercado mineiro é mais difícil que os outros é pauta das minhas conversas… seja na mesa do buteco, seja em reuniões de trabalho ou em família. Temos um denominador em comum, que quase ninguém discorda: fazer negócio em Minas é um desafio.

Foto: Giuliano Cretoiu

Levanto aqui, dois lados pra gente pensar. De um, o empreendedor. Aquele que está prestando um serviço ou quer uma oportunidade de mostrar o seu trabalho. De outro, pessoa física, consumidora mineira. Desconfiada, que se pergunta (ainda que não seja em voz alta) quando acha um trem barato: “Por que será que isso está barato?”. Você já ouviu falar que antes de qualquer coisa ser lançada no Brasil, Belo Horizonte recebe para ver a aceitação? E que se deu certo aqui, será sucesso em qualquer lugar? Já ouvi isso muitas vezes.

Pois é. Eu, como empreendedora reclamo de certas atitudes praticadas no mercado. Desvalorização do meu trabalho, desqualificação para tentar ganhar mais, desconfiança,aquele jeitinho brasileiro – que precisamos todos lidar sempre… e as peculiaridades do meu trabalho. Vou abordar isso em outro post. Só que as vezes, quando vou contratar algum serviço ou comprar algumas coisa, me pego desconfiando também. E você? Me conta aqui nos comentários?

Acho que a base da questão é que existe uma desconfiança cultural do mineiro que dificulta um pouco todo e qualquer processo de trabalho. Ou você acha que anos de exploração e roubo do nosso ouro, não deixariam marcas?

A fama não mente: mineiro é um povo exigente!

Somos o público mais exigente. Dá um certo orgulho saber e dizer isso, mas também é um fator que pode desmotivar.  E acredito que por mais difícil que seja, para quem vive aqui desde sempre, é mais fácil aprender a lidar com essa dificuldade real do mercado mineiro. Não.. jamais diria que é fácil, mas eu garanto uma coisa: uma vez aprovado, seja lá o que for, ganha um espaço no nosso coração.

Bom feriado de Dia do trabalho!

Bjx

5 Comentários
  1. Belo Horizonte, Minas Gerais e os mineiros são exatamente isso, ver para crer! Esse mindset, quase que provinciano, atrapalha demais o desenvolvimento do Estado, dos negócios e das pessoas.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

BH Dicas

CONECTE-SE