SORORIDADE: pratique todos os dias!

Feliz dia da mulher!

O dia dedicado a conscientização do que significa ser mulher e sobretudo de luta pelos nossos direitos chegou e não tem momento melhor para falarmos da importância da sororidade.

Se você não faz a menor ideia do que significa isso, calma. Eu vou te explicar e tenho certeza que se você começar a praticar, muita coisa boa está por vir na sua vida e na vida de outras mulheres.

Você já deve ter ouvido alguém comentar, ou até mesmo já sentiu na pele a força de uma mulher querendo competir, falando de você, julgando e até mesmo disputando a atenção de um crush ou a sua promoção no emprego. Quantas vezes, em mesa de bar, o assunto “amizade feminina” não surgiu e até os homens não se mostram espantados? “Amizade entre mulheres é falsa, não existe“. Já ouvi isso muitas vezes e se você parar para refletir… é complicada mesmo.

Mais complicado ainda quando você se da conta de que muitas vezes, esse padrão de comportamento quase automático, prejudica e muito a nossa vida.Encontrei fulana ontem.. nossa, como ela engordou..” ou “Você viu a roupa que cicrana foi na festa? Que saia curta!!! Sem noção, né?” e o tal do “Ahhh aquela ali nunca prestou, sempre foi piriguete. Merece!“.. e até ao ver a coleguinha fazendo uma baliza errada solta: “Só podia ser mulher mesmo“. Acreditem, ainda acontece.

Desempoderando a outra, a gente fica mais fraca.

SORORIDADE.

União, aliança e não julgamento entre mulheres, baseado na empatia, apoio e força em busca de objetivos em comum. Juntas somos mais.

Minha proposta é que o Dia das Mulheres seja usado para repensarmos nossas atitudes, avaliarmos nossas condutas e praticarmos a sororidade. Toda vez que aquele pensamento crítico vier a sua mente, refaça. Pense de novo “Não vou julgar outra mulher”. Olhe com mais amor e carinho para sua amiga, colega ou desconhecida. Elogie quando for possível. Pense que cada palavra de força, de ajuda, de motivação (ou mesmo o silêncio em alguns casos), você está ajudando uma outra mulher a se empoderar e isso volta.

É um exercício. Cada dia um pouquinho.

Para inspirar, convidei mulheres maravilhosas que eu admiro muito para a gravação desse vídeo. Camila Falabela é jornalista, Ana Letícia do Blog Anita Bem Criada, Lívia Farnese do Essencia Branding, Carol Cyrne do Blog Garotas FDP , Janina Ester do Blog You Can Find, Nathalia do Correnaty e Adriana Vasconcelos da Abatjour de Arte e Rachel Ramos da Petit Home Décor.

Essas são mulheres para você se inspirar e se empoderar!

1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Hugo Sasdelli

BH Dicas

CONECTE-SE

Verdemar